quinta-feira, 23 de abril de 2009

A Mente e as Palavras


As palavras são um dos maiores causadores de limitações no nosso modo puro de pensar, distorcem significados, esses que não podem ser expressos com uma palavra nem com um conjunto delas até…aliaz nenhuma mente consegue conter o significado completo de algo em toda a sua magnitude.


Vejo um significado como uma tentativa de nós descrevermos aquilo que os nossos sentidos nos porporcionam, e que alcançamos com o nosso pensamento, que supostamente deveria corresponder então à realidade.



———–



Eu sinceramente não acredito que a realidade que cada mente percepciona, sejam todas iguais entre si…o que torna cada percepção da realidade errada, incompleta…ou entao..será que está certa na mesma? Se estivesse talvez as pessoas nunca discutissem e estivessem sempre de acordo, ou então talvez seja muito habitual as pessoas discutirem mesmo elas proprias achando que não tem razão…na minha opinião são as duas.



Então tendo nós a noção de tamanha limitação que a nossa mente experimenta a ponto de cada pessoa possuidora de uma mente muitas vezes discutir com o proximo porque a sua consciencia não alcança umas coisas que a consciencia da pessoa com quem discute alcança e vice versa (ou ambos), será o sinal de que somos ainda muito limitados mentalmente? será que se fossemos mais capacitados, seriamos muito mais pacificos? (pelo que disse em cima, seria então uma razão), estariamos mais de acordo uns com os outros? eu acho que sim, a menos a haja tambem uma realidade diferente para cada um. E haverá uma realidade diferente para cada um? ou isso será uma ilusão causada por a realidade ser igual para todos mas todas as mentes serem diferentes?



Então quando ás vezes pensamos que é a realidade que vai mudando, talvez seja realmente a nossa mente que vai mudando e com ela a nossa percepção da realidade.



———–



Então as palavras distorcem a realidade que tentamos visualizar na nossa mente… pensar atraves de palavras é logo à partida pensar atraves de uma distorção da realidade, o que nos limita bastante…então não será por acaso que se diz…que uma imagem vale mais que mil palavras.



Na mente, cada tentativa de compreender a realidade, é tambem uma tentativa inadvertida de distorcer sempre a nossa percepção da mesma, mas no entanto o dom do pensamento é dos mais maravilhosos que há, e não o desprezar é a melhor prova de que o merecemos.

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Godinho De Melo

Sem Medo

Sem medo do risco, sem medo de arriscar

Sem medo de ir ao petisco e até me engasgar

Sem medo da terra, sem medo do mar

Sem medo do amor, sem medo de amar

Sem medo do receio, sem medo da curiosidade

Sem medo da desilusão, por mais que seja verdade

Sem medo de sorrir, sem medo de chorar

Sem medo de ser magoado, sem medo de magoar

Sem medo da poesia, sem medo da caneta

Sem medo que a tinta azul se torne tinta preta

Sem medo de tudo, sem medo de não ser nada

Sem medo de querer tudo, sem medo de não querer nada

Sem medo de uma arma, sem medo de uma vingança

Sem medo de uma guerra, sem medo da morte de uma criança

Sem medo da miséria, sem medo de riqueza

Sem medo da fartura como não ter comer à mesa

Sem medo de viver, sem medo de morrer

Sem medo de ver nascer, sem medo de perder

Sem medo da droga, sem medo do jogo

Sem medo do álcool para afogar o desgosto

Sem medo de não ter medo ou ter medo do medo

Como é possível não ter medo?

Se já vivemos o pior medo.